Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Viracopos tem alta de 36% nas ocorrências com aves e queda de 33% nos avistamentos de balões

Notícias 11 de junho de 2019


Dados comparativos dos cinco primeiros meses do ano fazem parte de relatórios do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica. Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica, mostram que ocorrências de avistamentos e colisões de aeronaves com aves aumentaram 36% na área do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nos primeiros cinco meses de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado. Por outro lado, houve queda de 33% nos registros de avistamentos de balões.
Relatório do Sistema de Gerenciamento de Risco Aviário (Sigra) mostra que entre janeiro e maio deste ano foram reportadas 113 ocorrências com aves, sendo 77 avistamentos, 35 colisões e uma “quase colisão”. Em 2018, foram 47 avistamentos e 36 colisões.
Apesar do volume de registros, as ocorrências não provocaram intercorrências para as operações de aeronaves. Em março de 2019, em um caso, o piloto fez uma mudança de direção para evitar a colisão.
Registro de queda de balão próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em julho de 2018
Arquivo pessoal
Se o número de avistamentos e colisões de aves aumentou, o total de avistamentos de balões caiu 54% no entorno do Aeroporto de Viracopos neste ano.
A “Ficha de Notificação de Ocorrência com Balão” do Cenipa aponta 22 avistamentos nos primeiros cinco meses de 2019, sendo que em apenas uma ocorrência, em 14 de maio, houve necessidade de desvio da rota. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 33 casos, com três desvios.
Vale destacar que soltar balões é crime que pode resultar em multa ou detenção de um a três anos.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Source: Notícias de Campinas e Região

25 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

Anuncie agora mesmo

Portal do Campo Grande, Campinas-SP

Facebook

%d blogueiros gostam disto: