Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Venda de motos sobe 24% na região e economista vê relação com alta da gasolina e delivery

Notícias 8 de janeiro de 2020

Campinas, Americana, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré emplacaram 11.560 novas motocicletas em 2019, segundo a Fenabrave. Fábrica de motos em Manaus (AM)
Rafael Miotto/G1
A venda de motos novas subiu 24,3% nos cinco maiores municípios da região em 2019. Dados da Fenabrave, a associação das concessionárias, mostram que foram emplacadas 11.560 motocicletas nas cidades de Campinas, Americana (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP) e Sumaré (SP).
Na avaliação do economista Roberto Brito de Carvalho, o aumento na comercialização do veículo tem relação com a alta do preço do combustível, principalmente a gasolina, o que estimula a busca por meios de transporte mais econômicos, e a dificuldade na obtenção de empregos com carteira assinada, o que favorece atividades informais, como os serviços de delivery.
“Em 2019, o combustível aumentou muito, em especial o preço da gasolina, o torna a mobilidade com o carro ainda mais cara. Como a gente não tem uma mobilidade urbana que consegue suprir com eficiência o serviço em maior parte das cidades brasileiras, o trabalhador que utiliza o carro vai migrando para alternativas menos dispendiosas”, explica Carvalho.
Segundo o professor de economia, o atual cenário econômico tem feito com que algumas pessoas optem pelo caminho da informalidade para continuarem trabalhando.
“Uma das alternativas, e esse é um fenômeno que está acontecendo em especial no Brasil, é o crescimento dessas empresas de transporte, entrega por aplicativos, que dependem da prestação de serviço autônoma.”
Carvalho ressalta que a maior venda de motos para esse ramo de atividade também é impulsionada pela queda de juros e a oferta de crédito para esse tipo de produto.
“Esse aumento não é só prosperidade dentro da economia. As dificuldades de 2019 repercutiram positivamente no setor”, completa.
Números do setor
Os números da Fenabrave mostram que Campinas, maior cidade da região, fechou o ano de 2019 com 6.148 motos novos emplacadas, 1,2 mil a mais que o registrado no anterior. Em média, é como se 16 veículos do tipo fossem vendidos por dia em 2019.
Venda de carros
A comercialização de motos foi o destaque na região, que também registrou uma variação positiva na venda de carros novos. Foram emplacados 36.648 em 2019, contra 35.501 do ano anterior, alta de 3,2%.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Source: Notícias de Campinas e Região

9 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

Anuncie agora mesmo

Portal do Campo Grande, Campinas-SP

Facebook

%d blogueiros gostam disto: