Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Irrigação 4.0 e o papel crucial na gestão da água na agricultura

Notícias 28 de outubro de 2019


A irrigação 4.0 é a primeira a combinar informações em tempo real sobre clima, cultivo e solo, oferecendo diagnósticos precisos para a tomada de decisão do produtor rural. No Brasil recentes casos de crise hídrica em diversas regiões do país acenderam o sinal de alerta para o consumo consciente dos recursos hídricos. Nesse cenário de falta de água a agricultura, principalmente a irrigada, fica na linha de frente, colocada como a vilã e competidora quando o assunto é abastecimento.
O que muitos não sabem é que além da importância indiscutível da agropecuária no que tange a oferta de alimentos, o setor também já se mobiliza em torno da utilização sustentável do recurso. Produzir mais, em menos espaço e com menos água é, atualmente, o grande desafio da agricultura, principalmente em regiões nas quais água e terra arável são escassas.

Divulgação Netafim/Amanco
No Brasil, embora o volume total de chuva seja favorável à produção agrícola, a sua distribuição ao longo dos meses pode não acompanhar o ciclo das culturas e acaba faltando água justo nas horas mais importantes. Desse modo, a irrigação inteligente vem sendo cada vez mais adotada, tanto pela preocupação dos produtores em garantir abastecimento o ano todo, quanto pelo melhor aproveitamento das culturas quando se fala de produtividade.
Pensando cada vez mais em agricultura de precisão a Netafim/Amanco, multinacional israelense líder e pioneira em irrigação por gotejamento, desenvolveu o inédito sistema de irrigação com cérebro, que consiste em monitorar, analisar e oferecer recomendações técnicas ao produtor.
A tecnologia de irrigação 4.0, é a primeira no mundo a combinar modelos de cultivos dinâmicos, com informações em tempo real, para disponibilizar relatórios que servirão de base para as tomadas de decisão no campo.
“Até então, o produtor poderia automatizar os processos de irrigação e/ou monitorar algumas informações de clima, previsão do tempo e condições de solo, mas, até então, essas funcionalidades nunca estiveram presentes em uma única plataforma, que ainda oferece recomendações de como e quando irrigar”, explica o Gerente de Digital Farming, Bruno Toniello.
NetBeat – Dashboard – Programar
O NetBeat é uma espécie de combo digital do agricultor, onde ele pode acompanhar tudo que está acontecendo na fazenda e programar as operações de manejo da irrigação, nutrirrigação remotamente através de smartphone, tablet ou PC. Com sensores que captam informações de clima, desenvolvimento das plantas e condições do solo, a tecnologia possibilita ter mais precisam nos processos e, consequentemente, otimizar todos os recursos da propriedade rural, como água, energia elétrica, mão de obra, entre outros.
De acordo com Toniello a plataforma é revolucionária, uma vez que busca ajudar o agricultor a produzir mais com menos, tornando o manejo da água e de todos os componentes da lavoura, mais rápido, prático e seguro.
“Se com a irrigação por gotejamento os produtores já conseguiam aumentar a produtividade dos cultivos em mais de 100% e otimizar o uso da água, com o NetBeat é possível ter ainda mais precisão na aplicação dos recursos e nutrientes, garantindo melhores resultados”, acrescenta.

Divulgação Netafim/Amanco
O monitoramento inteligente também ajuda na redução de custos, ao evitar falhas de produção, desperdícios de insumos, gastos excessivos com água e energia elétrica, tornando a atividade mais rentável em todos os aspectos, e adaptável a todas necessidades.
A tecnologia NetBeat, já está presente em nove projetos na América do Sul, melhorando a performance das lavouras e facilitando a rotina das operações. O objetivo da Companhia é, no futuro próximo, receber dados externos de outras nuvens para ampliar o serviço da plataforma, oferecendo por exemplo, imagens de satélite e recomendações de nutrição.
Sobre a Netafim/Amanco
As duas marcas líderes em irrigação no mercado se uniram e formam a maior e mais completa marca comercial de irrigação no mundo: Netafim/Amanco. Pertencentes a Orbia, uma das maiores empresas do mundo nos setores químico e petroquímico.
A união das duas marcas no setor de irrigação garante um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming, que visa contribuir com a produtividade da água na agricultura, oferecer a melhor experiência ao produtor e alavancar o mercado de irrigação no país.
Quer saber tudo sobre o NetBeat? Cadastre-se aqui e receba todas as informações sobre o primeiro sistema de irrigação com o cérebro.
Source: Notícias de Campinas e Região

7 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

Anuncie agora mesmo

Portal do Campo Grande, Campinas-SP

Facebook

%d blogueiros gostam disto: