Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Em 2 anos, 300 já foram vítimas de golpistas que usam nome de loja de veículos no interior de SP

Notícias 17 de junho de 2019


Dono de loja em Santa Rita do Passa Quatro sofre com anúncios falsos em página de vendas na internet. Compradores fazem depósitos e descobrem o crime quando vão buscar carros e motos. Criminosos usam nome de loja de Santa Rita do Passa Quatro para aplicar golpes
Pelo menos 300 pessoas já foram vítimas de golpistas que usam o nome de uma loja de veículos de Santa Rita do Passa Quatro (SP), segundo o proprietário. Com anúncios falsos na internet, eles fazem as pessoas depositarem quantias e elas descobrem o crime quando vão buscar carros ou motos. A Polícia Civil investiga o caso.
Preços abaixo do mercado
As motos e os carros são anunciados com o preço bem abaixo do mercado, o que acaba atraindo as pessoas.
O dono da loja, João Sérgio Ferreira Corrêa, diz que já registrou variamos boletins de ocorrência.
“Chegou a vir um senhor de Minas Gerais, tinha depositado R$ 5,5 mil, com recibo do depósito em mãos. Chegou aqui e viu que tinha caído num golpe”, afirmou Corrêa.
“Eu estou fazendo uma venda para um cliente meu aqui e chegam pessoas a procura dessas compras me deixa até com uma má imagem. Espero que algo seja feito, que sejam punidos e me deixem em paz para trabalhar”, disse o dono da loja.
O dono da loja de Santa Rita do Passa Quatro, João Sérgio Ferreira Corrêa
Reprodução/EPTV
Vítima trocou áudios com golpista
A última vitima do golpe foi um homem de Hortolândia, que preferiu não ser identificado. Ele trocou áudios com uma falsa vendedora.
Vítima: Eu fiquei interessado na moto, só que eu queria ver ela, pelo menos antes de fechar o negócio.
Golpista: A questão de reservar, a gente só reserva com pagamento, tá?.
Depois que o deposito foi feito, a falsa vendedora manda um outro áudio pedindo mais dinheiro.
Golpista: “Assim que eu enviei o teu comprovante aqui para o financeiro chegou um comprador aqui na loja para comprar essa moto à vista. Então assim, se você fizer o pagamento todo agora da moto, eu não repasso essa moto para esse cliente que está aqui”.
Vítima de Hortolândia trocou mensagens com golpista
Reprodução/EPTV
O comprador então faz um segundo depósito. Na sequência, a mulher já não responde mais as mensagens e nem atende ao telefone.
As agências que os estelionatários pedem pra que as pessoas façam os depósitos ficam na Bahia e no Rio de Janeiro. Embaixo dos dados para o depósito eles também usam o nome da loja e encaminham prints de um site que não existe na tentativa de trazer mais credibilidade.
A página falsa foi publicada pelos golpistas em um dos maiores sites de vendas online.
Falso anúncio em site engana as vítimas de golpistas em Santa Rita do Passa Quatro
Reprodução/EPTV
Investigação
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que as investigações estão sendo feitas pela polícia da Bahia, onde estão a maioria das contas que receberam o dinheiro.
O caso mostrado na reportagem está sendo investigado pelo 1ª DP de Hortolândia, que, em nota, informou que trabalha para identificar os autores do golpe e o destino do dinheiro depositado.
Responsabilidade de anúncio
Rodrigo Coxe, presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), explica que quem permite esse tipo de anúncio tem responsabilidade no conteúdo que é publicado.
“O site que veicula essas informações precisa prestar todas as informações para a autoridade policial, ou seja, de onde esses anúncios foram inseridos, uma vez que o proprietário do estabelecimento, que está sendo vítima, notificou o site uma, duas, três vezes, o site precisa adotar uma forma de não mais permitir que anúncios sejam colocados em nome daquela empresa sem ter o devido zelo, de confirmar se aquilo é real ou não”, afirmou.
“Uma vez identificados os autores, as vítimas poderão ingressar com ações cíveis contra esses autores. Se eles não forem identificados, essas vítimas terão que aguardar, porque o proprietário da empresa não cometeu nenhum crime e não pode ser responsabilizado”, disse Coxe.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Source: Notícias de Campinas e Região

20 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

Anuncie agora mesmo

Portal do Campo Grande, Campinas-SP

Facebook

%d blogueiros gostam disto: