Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

DIG busca imagens e testemunhas para identificar autores de latrocínio em Campinas; motoristas evitam 2 rotas

Notícias 6 de janeiro de 2020


Grupo de condutores protestou nesta segunda-feira (6) para reivindicar mais segurança. Estado diz que PM reforçou ações nas áreas com maior incidência de roubos e furtos a motoristas. Motoristas de aplicativos protestam após assalto com morte em Campinas
A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP) confirmou nesta segunda-feira (6) que a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) busca por imagens e testemunhas para tentar encontrar os responsáveis pela morte do motorista de aplicativo Rodrigo de Oliveira Basso, de 33 anos. Ele foi baleado após reagir a um assalto no Jardim Chapadão, no sábado, e o crime provocou indignação na categoria.
Um grupo de motoristas de aplicativos foi às ruas para reivindicar mais garantias de segurança e demonstrar luto pela morte do condutor. O ato gerou reflexos em vias da área central do município.
“Foto, documento do veículo, comprovante de endereço. E o passageiro? Nenhuma exigência. O passageiro pode colocar qualquer dado que ele quiser e já tem acesso à plataforma, solicita a viagem e no meio do caminho ele anuncia o roubo”, falou um dos motoristas ao cobrar melhorias das empresas.
A placa de identificação obrigatória para circulação em Campinas também é alvo de críticas. “Sabem que a gente está com dinheiro na mão, bom celular porque senão o aplicativo não roda”, falou outro condutor.
Além disso, os motoristas relatam que vão evitar rotas para as regiões do São Marcos e Santa Mônica, em virtude da sensação de insegurança, até que os autores sejam presos. “Estão falando para nenhum motorista aceitar mais viagem lá”, falou um profissional que preferiu não ser identificado.
Ato de motoristas na Orosimbo Maia, em Campinas
Luis Corvini / EPTV
Segurança
Além de mencionar abertura de inquérito pela Polícia Civil, a SSP alegou que a Polícia Militar reforçou o policiamento nas áreas com maior incidência de casos de roubos e furtos a motoristas e, desde outubro, tem realizado operações de fiscalização de transporte de passageiros, com abordagens diárias.
Já a Emdec, empresa responsável por fiscalizar o trânsito na cidade, informou que segue a legislação vigente desde 2018 e que a placa de identificação tem o objetivo de promover a segurança dos usuários e de facilitar a fiscalização. Além disso, lamentou o crime e disse esperar pela punição dos responsáveis.
Câmera registra roubo que terminou na morte de motorista de aplicativo em Campinas; vídeo
Motoristas de transporte por aplicativo protestam após latrocínio em Campinas
O que dizem as empresas?
A Uber informou, por meio de assessoria, que “lamenta profundamente que cidadãos que desejam apenas trabalhar ou se deslocar sejam vítimas da violência”. Além disso, destacou que o caso não teria ocorrido durante viagem com o aplicativo e que permanece à disposição dos órgãos de segurança para colaborar com as investigações. “A empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, para fazer da plataforma a mais segura possível de uma forma escalável”, informa texto.
Em nota, a 99 informou que lamenta a morte do motorista. “Pela apuração da empresa, o condutor não estava em corrida pela plataforma no momento do ocorrido. O app se solidariza com a família da vítima e está à disposição para colaborar com a polícia, caso necessário”, diz texto. A assessoria frisou que investe continuamente em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento imediato.
A assessoria da Cabify confirmou que Basso tinha cadastro na empresa, mas alegou que não fez corridas pela plataforma no dia do assassinato. “A Cabify sente muito pelo ocorrido e atesta que repudia qualquer ato de violência contra motoristas de aplicativo. A empresa afirma que contribui com as autoridades nas investigações, fornecendo dados e outras informações por meio de ordem judicial para que os responsáveis sejam punidos adequadamente”.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.
Source: Notícias de Campinas e Região

26 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

Anuncie agora mesmo

Portal do Campo Grande, Campinas-SP

Facebook

%d blogueiros gostam disto: