Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Biometria: último dia de cadastro em 23 cidades da região tem longas filas e 'lucro' para comércios

Notícias 19 de dezembro de 2019


Eleitores de 23 municípios procuraram cartórios nesta quinta-feira e a demanda chamou a atenção de vendedores. Falta de biometria causa cancelamento do título e restrições na vida civil. Lojas e vendedores ambulantes lucram com filas para cadastro da biometria
O último dia de cadastramento da biometria em 23 cidades da região de Campinas (SP) gerou filas em cartórios eleitorais, fomentou o comércio formal e ambulante e causou até briga nesta quinta-feira (19). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 260,8 mil pessoas ainda precisavam fazer o procedimento sob pena de cancelamento dos títulos.
Em Hortolândia (SP), moradores levaram cadeiras de praia para esperar horas na fila. O autônomo Élio Domingos pensou e desistir. “Ali atrás eu falei ‘não vou ficar aqui não, vou embora que não está dando’, mas depois vi que estava começando a ter desempenho a fila e resolvi ficar mais um pouco”.
A espera era tanta que uma mãe teve até que dar banho na filha bebê. “Nós achamos uma torneira e demos banho, mas ela está de boa”, a dona de casa Aline Menezes.
Um vendedor ambulante aproveitou a fila e marcou ponto. Ficou três dias no local e vendeu uma média de 70 garrafas de água.
O ambulante Wanderley Peres vendeu salada de frutas e comemorou. “Aqui a gente está vendendo umas trinta saladas de frutas”.
Cadastramento de biometria gera fila em cartório de Hortolândia
Reprodução/EPTV
Valinhos
O comércio no entorno do cartório de Valinhos (SP) também recebeu mais clientes que o normal durante o dia. Os proprietários de um restaurante e de uma padaria relataram mais vendas.
“Ainda não fechei o caixa, mas 30% a 40% a mais de movimento com certeza”, explicou a dona do restaurante Alessandra Fernandes. “Dá sede, dá fome, a pessoa fica cansativa, então tem que vir para a padaria, se alimentar e tomar alguma coisa gelada”, comentou a balconista Nadiele Viana.
Cartório eleitoral de Valinhos ficou lotado no último dia de cadastramento da biometria
Reprodução/EPTV
Paulínia
O cartório de Paulínia (SP) fica dentro de um shopping e os lojistas também comemoraram o aumento no movimento causado pelo cadastramento. “Eu estimo mais ou menos 200”, avaliou a vendedora de uma papelaria Aline Souza.
Briga durante a manhã
Um motociclista foi agredido por um homem em Hortolândia, durante a manhã, após passar pela região do cartório eleitoral, onde há uma fila extensa por causa do último dia do prazo para cadastro obrigatório da biometria.
Testemunhas contaram que o condutor teria feito piada das pessoas à espera do registro e, depois disso, um eleitor se irritou, saiu da fila e foi até a rua para agredi-lo.
A Guarda Municipal precisou conter o homem e a moto ficou caída ao chão após a confusão.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Source: Notícias de Campinas e Região

8 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

Anuncie agora mesmo

Portal do Campo Grande, Campinas-SP

Facebook

%d blogueiros gostam disto: